Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

Dor na lombar: o que fazer?

A dor na região lombar, também conhecida como lombalgia, é uma queixa comum que pode afetar pessoas de todas as idades e origens. Pode ser aguda, durando algumas semanas, ou crônica, persistindo por mais de três meses.

Saiba quais são as recomendações sobre o que fazer para lidar com a dor na lombar:

Repouso relativo

Em casos agudos de dor lombar, pode ser útil descansar por um curto período. No entanto, o repouso absoluto por mais de um ou dois dias pode ser contraproducente, pois pode levar à rigidez muscular e piorar a condição. É importante manter-se ativo, dentro dos limites da dor, para evitar a perda de condicionamento físico e agravar a situação.

Aplicações de gelo e calor

A aplicação de compressas de gelo nas primeiras 48 horas após o início da dor pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Após esse período, a alternância entre calor e gelo pode ser benéfica para relaxar os músculos e promover a circulação sanguínea na região lombar.

Medicação para alívio da dor e inflamação

Medicamentos de venda livre, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – por exemplo, ibuprofeno ou naproxeno – podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor na lombar. No entanto, é importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico ao usar esses medicamentos e evitar o uso prolongado, pois eles podem ter efeitos colaterais.

Exercícios de alongamento e fortalecimento

Exercícios suaves de alongamento e fortalecimento podem ajudar a aliviar a dor na lombar, melhorando a flexibilidade e a força muscular. Exemplos de exercícios incluem o alongamento dos isquiotibiais, flexões de quadril, extensões lombares e fortalecimento do core. É importante realizar esses exercícios de forma suave e progressiva, evitando movimentos bruscos que possam piorar a dor.

Neste blog, você encontra um artigo específico sobre alongamentos para aliviar a dor lombar.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode desenvolver um programa de exercícios personalizado para ajudar a aliviar a dor na lombar e melhorar a função física. Além disso, a terapia manual, como massagem terapêutica, manipulação vertebral e técnicas de liberação miofascial, pode ser benéfica para relaxar os músculos tensos e reduzir a rigidez na região lombar.

Técnicas de relaxamento e gerenciamento do estresse

O estresse emocional e a tensão muscular podem contribuir para a dor na lombar. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, yoga ou tai chi, pode ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, promovendo o relaxamento e o alívio da dor.

Cuidados posturais e ergonômicos

Manter uma boa postura ao sentar, em pé e ao levantar objetos pode ajudar a prevenir a dor na lombar. Use cadeiras ergonômicas, mantenha a coluna vertebral alinhada e evite ficar na mesma posição por longos períodos.

Perda de peso e estilo de vida saudável

O excesso de peso pode aumentar a carga sobre a coluna vertebral e contribuir para a dor lombar. Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e atividade física regular pode ajudar a aliviar a pressão sobre a coluna e reduzir a incidência de dor lombar.

Consulte um médico

Se a dor na lombar persistir ou piorar, é importante consultar um médico ou um fisioterapeuta para avaliação e tratamento adequados. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética, para avaliar a causa subjacente da dor e determinar o melhor plano de tratamento.

Resumindo, o tratamento da dor na lombar geralmente envolve uma abordagem multifacetada que inclui repouso relativo, aplicação de gelo e calor, medicação para alívio da dor e inflamação, exercícios de alongamento e fortalecimento, fisioterapia, técnicas de relaxamento, cuidados posturais e ergonômicos, perda de peso e estilo de vida saudável. O acompanhamento regular com um profissional de saúde pode ajudar a monitorar o progresso e ajustar o plano de tratamento conforme necessário para aliviar os sintomas e prevenir recorrências.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Lombalgia