Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

Exercícios para quem tem Sacroileíte

Quem tem Sacroileíte deve adotar uma abordagem cautelosa ao escolher exercícios físicos, pois certos movimentos podem aumentar a dor e a inflamação nas articulações sacroilíacas. Por outro lado, alguns exercícios específicos podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor das articulações sacroilíacas, melhorar a estabilidade da pelve e aliviar a dor associada à Sacroileíte.

A seguir, conheça exemplos de exercícios recomendados:

Exercícios de alongamento para a região da pelve e dos quadris

  • Alongamentos suaves podem ajudar a aliviar a tensão nos músculos ao redor das articulações sacroilíacas e melhorar a flexibilidade da pelve e dos quadris.
  • Exemplos de alongamentos incluem o alongamento dos flexores do quadril, o alongamento dos músculos glúteos e o alongamento dos músculos isquiotibiais.

Exercícios de fortalecimento muscular

  • Fortalecer os músculos ao redor das articulações sacroilíacas pode ajudar a estabilizar a pelve e reduzir a pressão sobre as articulações.
  • Exercícios de fortalecimento para os músculos abdominais, glúteos, músculos das costas e músculos do assoalho pélvico são especialmente benéficos.
  • Exemplos de exercícios incluem pranchas, pontes de quadril, abdominais isométricos, agachamentos e elevações de perna lateral.

Exercícios de estabilidade da pelve

  • Exercícios que visam melhorar a estabilidade da pelve e a coordenação dos músculos ao redor das articulações sacroilíacas podem ajudar a prevenir movimentos excessivos e reduzir a dor.
  • Exemplos incluem exercícios de Pilates que se concentram no fortalecimento do core e da pelve, como o “cachorro olhando para cima” (prancha com levantamento de perna).

Exercícios aquáticos

  • Exercícios realizados na água podem ser benéficos para pessoas com sacroileíte, pois a água proporciona suporte e reduz o estresse nas articulações.
  • Natação, hidroginástica e aquaterapia podem ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e aliviar a dor associada à sacroileíte.

Exercícios de baixo impacto

  • Opte por exercícios de baixo impacto que não coloquem pressão excessiva sobre as articulações sacroilíacas, como caminhada, ciclismo estacionário ou elíptico.
  • Evite exercícios de alto impacto, como corrida, saltos e exercícios de contato, que podem aumentar a pressão sobre as articulações sacroilíacas e piorar a dor.

Dúvidas frequentes

Quem tem Sacroileíte pode fazer musculação?

Sim, desde que realizem os exercícios corretamente e com moderação, sob a orientação de um profissional qualificado, como um fisioterapeuta ou um treinador pessoal experiente. É importante evitar exercícios que exacerbam a dor e se concentrem em fortalecer os músculos ao redor das articulações sacroilíacas.

Quem tem Sacroileíte pode fazer caminhada?

Sim, desde que realizem a atividade com cuidado e atenção aos sinais do corpo. A caminhada é uma forma de exercício aeróbico de baixo impacto que pode ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a circulação sanguínea, promover a saúde cardiovascular e contribuir para o bem-estar geral.

Quem tem Sacroileíte pode andar de bicicleta?

Sim, pois é um exercício de baixo impacto que pode ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a mobilidade das articulações e proporcionar alívio da dor.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Sacroileíte