Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

Qual a diferença entre Discopatia Degenerativa e Hérnia de disco?

A Discopatia Degenerativa e a Hérnia de Disco são duas condições da coluna vertebral que afetam os discos intervertebrais, mas elas têm causas, características e tratamentos distintos. A seguir, conheça as diferenças.

Discopatia Degenerativa

  • Refere-se ao processo natural de envelhecimento dos discos intervertebrais, que são estruturas localizadas entre as vértebras da coluna vertebral. Com o tempo, os discos podem perder sua elasticidade, altura e capacidade de absorver choques.
  • As alterações associadas à Discopatia Degenerativa incluem degeneração do tecido do disco, diminuição da hidratação do disco (desidratação), formação de osteófitos (bicos de papagaio) ao longo das bordas das vértebras adjacentes e redução da altura do disco.
  • A Discopatia Degenerativa é comum e muitas vezes considerada uma parte normal do processo de envelhecimento. No entanto, em alguns casos, pode levar a sintomas como dor lombar, rigidez e limitação de movimento.

Hérnia de disco

  • Ocorre quando o material gelatinoso dentro do disco intervertebral (núcleo pulposo) se projeta para fora do disco através de uma fissura ou fraqueza na parede externa do disco (ânulo fibroso). Essa protusão pode comprimir as raízes nervosas adjacentes, causando dor e outros sintomas.
  • A Hérnia de Disco pode ser causada por trauma, esforço excessivo, movimentos repetitivos, degeneração do disco e outros fatores. Ela pode ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, mas é mais comum na região lombar e cervical.
  • Os sintomas da Hérnia de disco podem variar de acordo com a localização e a gravidade da protusão, mas geralmente incluem dor irradiada para os membros, formigamento, fraqueza muscular e, em casos graves, comprometimento da função nervosa.

Principais diferenças entre Discopatia Degenerativa e Hérnia de Disco

Causas

A Discopatia Degenerativa é causada pelo envelhecimento natural dos discos intervertebrais, enquanto a Hérnia de Disco é causada pela protusão do material do disco através de uma ruptura na parede do disco.

Características

Na Discopatia Degenerativa, ocorrem alterações degenerativas nos discos, como desidratação e formação de osteófitos. Na Hérnia de Disco, há uma protusão do material do disco que pode comprimir as estruturas nervosas adjacentes.

Sintomas

A Discopatia Degenerativa pode causar dor lombar, rigidez e limitação de movimento, enquanto a Hérnia de Disco pode causar dor irradiada para os membros, formigamento, fraqueza muscular e outros sintomas neurológicos.

Tratamentos

O tratamento da Discopatia Degenerativa geralmente envolve manejo da dor, fisioterapia e medidas para manter a saúde da coluna vertebral. O tratamento da Hérnia de Disco pode incluir repouso, fisioterapia, medicamentos para dor, injeções epidurais e, em alguns casos, cirurgia.

É importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado se você estiver sofrendo de dor nas costas ou suspeitar de uma dessas condições da coluna vertebral. O tratamento precoce e adequado pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.
Discopatia Degenerativa, Hérnia de disco