Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

Sacroileíte é Espondilite Anquilosante?

A Sacroileíte e a Espondilite Anquilosante são duas condições distintas que afetam a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, mas elas têm algumas diferenças importantes. Conheça!

Sacroileíte

  • A Sacroileíte é uma condição caracterizada pela inflamação das articulações sacroilíacas, que são as articulações localizadas na região onde a coluna vertebral se conecta à pelve. Essa inflamação pode resultar em dor na região lombar, nádegas e ao redor das articulações sacroilíacas.
  • A Sacroileíte pode ter várias causas, incluindo trauma, infecção, artrite reativa e doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante. Ela pode ocorrer como uma condição isolada ou como parte de um quadro clínico mais amplo.

Espondilite Anquilosante

  • A Espondilite Anquilosante é uma forma específica de Artrite que afeta principalmente a coluna vertebral, resultando em inflamação crônica das articulações vertebrais e ligamentos que se ligam à coluna vertebral. Isso pode levar à rigidez e dor na parte inferior das costas, nádegas e região sacroilíaca.
  • A Espondilite Anquilosante é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico ataca erroneamente o próprio corpo, causando inflamação nas articulações. Ela pode estar associada a fatores genéticos e é mais comum em pessoas com o antígeno HLA-B27.
  • Além da inflamação nas articulações sacroilíacas, a Espondilite Anquilosante pode causar outras complicações, como fusão das vértebras da coluna vertebral, especialmente nas fases avançadas da doença.

Embora a Sacroileíte possa ser um sintoma da Espondilite Anquilosante, nem todas as pessoas com Sacroileíte têm Espondilite Anquilosante. Por outro lado, a Espondilite Anquilosante pode começar com sintomas de Sacroileíte antes de progredir para envolver outras articulações da coluna vertebral.

Resumindo: embora a Sacroileíte e a Espondilite Anquilosante envolvam inflamação das articulações sacroilíacas e possam compartilhar sintomas semelhantes, elas são condições distintas com causas e características diferentes.

Se você estiver experimentando dor na região lombar ou suspeitar de uma dessas condições, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Sacroileíte