Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

O que faz piorar a dor no nervo ciático?

A dor no nervo ciático pode ser intensificada por uma série de fatores, incluindo atividades, posturas e condições médicas que aumentam a pressão sobre o nervo ciático ou exacerbam a irritação dos tecidos circundantes. 

Os principais fatores que podem fazer piorar a dor no nervo ciático são hérnia de disco, posturas inadequadas, levantamento de objetos pesados, atividades de alto impacto, excesso de peso corporal, rigidez muscular e articular, estresse emocional e tensão muscular, tabagismo e, por fim, condições médicas subjacentes. Entenda os motivos a seguir.

Hérnia de disco

Uma das principais causas de dor no nervo ciático é a hérnia de disco, em que o material gelatinoso dentro do disco intervertebral se projeta para fora e comprime o nervo ciático. Movimentos bruscos, flexão excessiva da coluna vertebral ou levantamento de objetos pesados podem aumentar a pressão sobre o disco herniado, exacerbando a dor ciática.

Posturas inadequadas

Sentar-se ou ficar em pé por longos períodos em uma posição que coloca pressão sobre a região lombar pode piorar a dor no nervo ciático. Posturas inadequadas, como sentar-se com a coluna arredondada ou inclinada para frente, podem aumentar a compressão sobre os discos intervertebrais e o nervo ciático.

Levantamento de objetos pesados

Levantar objetos pesados de forma incorreta, especialmente se isso envolver dobrar a coluna vertebral em vez de dobrar os joelhos, pode aumentar a pressão sobre a coluna lombar e o nervo ciático, resultando em dor intensa.

Atividades de alto impacto

Participar de atividades de alto impacto, como correr em superfícies duras ou praticar esportes que envolvem saltos repetitivos, pode causar estresse adicional à coluna vertebral e ao nervo ciático, aumentando a dor.

Excesso de peso corporal

O excesso de peso corporal pode aumentar a carga sobre a coluna lombar, aumentando a pressão sobre os discos intervertebrais e o nervo ciático. Isso pode resultar em uma maior incidência e gravidade da dor ciática.

Rigidez muscular e articular

A falta de flexibilidade e a rigidez muscular ao redor da coluna vertebral e da pelve podem aumentar a tensão sobre o nervo ciático, piorando a dor. A falta de mobilidade nas articulações da coluna vertebral também pode contribuir para a compressão do nervo ciático.

Estresse emocional e tensão muscular

O estresse emocional pode levar a tensão muscular e contraturas na região lombar, aumentando a compressão sobre o nervo ciático e exacerbando a dor.

Tabagismo

O tabagismo pode comprometer a circulação sanguínea e reduzir o fluxo de nutrientes para os tecidos ao redor da coluna vertebral, aumentando o risco de lesões e inflamação que podem afetar o nervo ciático.

Condições médicas subjacentes

Condições médicas como Espondilolistese, Estenose espinhal, osteoartrite ou tumores na região lombar podem causar compressão direta ou irritação do nervo ciático, contribuindo para a dor.

É importante evitar ou minimizar esses fatores desencadeantes sempre que possível para ajudar a prevenir ou reduzir a dor no nervo ciático. Adotar uma postura correta, praticar exercícios de fortalecimento e alongamento, manter um peso saudável e buscar tratamento adequado para quaisquer condições subjacentes são passos importantes para gerenciar e aliviar a dor ciática. Em caso de dor persistente ou grave, é fundamental procurar orientação médica para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.
Nervo Ciático