Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

Espondilodiscopatia Degenerativa e Discopatia Degenerativa

Qual diferença de Espondilodiscopatia Degenerativa e Discopatia Degenerativa?

A Espondilodiscopatia degenerativa  e a Discopatia degenerativa são termos frequentemente utilizados de maneira intercambiável, uma vez que ambas se referem a alterações degenerativas na coluna vertebral relacionadas ao envelhecimento. No entanto, é possível destacar algumas nuances nas definições dos dois termos:

Espondilodiscopatia degenerativa

  • “Espondilo” refere-se às vértebras e “discopatia” refere-se aos discos intervertebrais.
  • A espondilodiscopatia degenerativa abrange mudanças degenerativas tanto nas vértebras quanto nos discos intervertebrais.
  • Pode incluir desgaste das articulações facetárias, formação de osteófitos (bicos de papagaio), estreitamento dos espaços intervertebrais, entre outros.

Discopatia Degenerativa

  • “Discopatia” refere-se especificamente aos discos intervertebrais.
  • A discopatia degenerativa concentra-se nas alterações que ocorrem nos discos intervertebrais devido ao envelhecimento.
  • Envolve a perda de altura dos discos, redução da elasticidade, desidratação e possivelmente a formação de hérnias discais.

Em resumo, enquanto a espondilodiscopatia degenerativa engloba as mudanças que ocorrem tanto nas vértebras quanto nos discos intervertebrais, a discopatia degenerativa está mais centrada nas alterações específicas nos discos intervertebrais.

Ambos os termos refletem o processo natural de envelhecimento da coluna vertebral, que pode resultar em diversas manifestações clínicas, como dor nas costas, rigidez e, em casos mais avançados, compressão de nervos. Essas condições são comuns em pessoas mais velhas, mas a gravidade dos sintomas pode variar amplamente entre os indivíduos.

Precisa consultar um médico especialista em coluna? Marque uma consulta com o neurocirurgião, Dr. Rodrigo Yunes. Os telefones estão no topo desta página.

Discopatia Degenerativa