Dr. Rodrigo Yunes

header_dryunes

Rua Borges Lagoa, 1065 conj. 78
Vila Mariana – São Paulo – SP

De segunda a sexta: 09:00 às 18:00

[Infográfico] Cirurgia de Hérnia de Disco: conheça as técnicas usadas

Na maior parte dos casos, o tratamento conservador é suficiente para eliminar a dor provocada pelas Hérnias de Disco. Nos demais, a intervenção cirúrgica se faz necessária.
Atualmente, as cirurgias de hérnia de disco são do tipo Convencionais, também chamadas abertas, ou Minimamente Invasivas, conhecidas também como Percutâneas. No Infográfico abaixo, são apresentadas as técnicas usadas e suas principais características.

hernia de disco cirurgia

Cirurgia de Hérnia de Disco: técnicas

As técnicas de cirurgia de hérnia de disco minimamente invasivas são: MIS TLIF e ALIF. As técnicas convencionais são: TLIF aberto, Laminectomia e Discectomia. Além de hérnias de disco, todos esses procedimentos, convencionais e minimamente invasivos, também utilizados pelo especialista em coluna no tratamento de Espondilolistese, Discopatia Degenerativa e Estenose do canal vertebral.

Como são feitas as cirurgias de hérnia de disco?

Nas técnicas minimamente invasivas, são utilizados fios-guia e dilatadores, que minimizam a destruição tecidual adjacente. Nas técnicas convenionais, são feitas grandes incisões, que causam volumosa necrose de tecido muscular.

Como é a recuperação da cirurgia de hérnia de disco?

No pós-operatório das cirurgias minimamente invasivas, o paciente pode, eventualmente, sentir pouca dor. O tempo necessário para recuperação, volta ao trabalho e retorno as atividades físicas é menor, se comparado com o exigido pelas técnicas abertas. A transfusão de sangue não é necessária. Nas técnicas convencionais, os pacientes costumam sentir muita dor após a cirurgia, e a transfusão de sangue é necessária.

Riscos da cirurgia de hérnia de disco

Tanto as cirurgias convencionais quanto as minimamente invasivas apresentam riscos. No entanto, eles são maiores nas primeiras, em que pode haver mais dor residual e maior fibrose tecidual.

Save

Artrodese de coluna, Cirurgias de coluna, Discectomia, Hérnia de disco, MIS TLIF Tags: