Dor Facetária

Muitos médicos, inclusive especialistas em coluna, confundem a dor oriunda de compressão nervosa, as radiculopatias, com a dor de origem facetária, conhecida como dor facetária, que, na prática, é mais frequente.

Este tipo de dor tem características muito semelhantes à hérnia de disco lombar e à hérnia de disco cervical. Nesta última, muitas vezes, a dor simula cefaléia, pois tem distribuição na cabeça, confundindo até mesmo bons neurologistas clínicos.

Distribuição da dor facetária lombar

distribuição da dor facetária lombar



Quanto mais alto o nível lombar, mais alta nos membros inferiores é a distribuição da dor. Como muitas vezes a dor é oriunda de diversas facetas, a simulação com hérnia discal é comum. Nestes casos, quando não há a suspeita pelo médico de dor facetária, cirurgias de hérnias podem ser feitas sem sucesso.

A Rizotomia por radiofrequência é a melhor indicação de tratamento para este tipo de dor.

Distribuição da dor facetária cervical

distribuição da dor facetária cervical



Nas dores cervicais de origem facetária, o mais frequente são as queixas de dor de cabeça, pescoço, região dorsal alta e até ombros.

Muitos casos são diagnosticados erroneamente como cefaléias, bursites do ombro etc. Este tipo de dor é muito bem tratado com Rizotomia (cirurgia minimamente invasiva).

Distribuição da dor sacro-ilíaca

distribuição da dor sacro-ilíaca



Nas sacro-ileítes, o mais comum é o erro diagnóstico com Lombalgia. O padrão de distribuição é na região lombar baixa e andar glúteo superior. Sempre que um paciente apresenta-se com dor lombar, deve-se afastar ou confirmar sacro-ileíte. A associação de ambos não é infrequente. Também são passíveis de tratamento por radiofrequência.

Síndrome do Piriforme

Síndrome do Piriforme



Ao lado, exemplo da inserção do músculo Piriforme que, quando inflamado, também simula dor radicular por hérnia de disco lombar.

Osteoartrose de quadril

Osteoartrose de quadril



Neste caso, a dor é proveniente da região do quadril ao nível da articulação coxo-femoral e a dor simula as radiculopatias, pois se irradiam para a coxa e virilha.

Bursite trocantérica

Bursite trocantérica



Neste caso, a dor é proveniente da região do quadril ao local do trocânter femoral e a dor simula as radiculopatias, pois se irradiam para a coxa.

Voltar para Escoliose.

Voltar para patologias da coluna.