Cifose de Scheuermann

É uma doença de caráter idiopático que atinge igualmente meninos e meninas com idades entre 8 e 12 anos, que causa deformidade na coluna em cifose. É progressiva e, muitas vezes, acompanhada de dor nas costas.



Como se desenvolve ou se adquire?

A doença tem caráter idiopático, ou seja, sem causa determinada, com padrão de herança autossômica dominante de alta penetrância e expressividade variável.



cifose de scheuermann

Sintomas da Cifose de Scheuermann

Em geral, o paciente e seus familiares notam a deformidade cifótica da coluna torácica ou tóraco-lombar, de caráter progressivo e muitas vezes acompanhada de dor nas costas.



Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com base em exame físico e exames de imagem como radiografia, tomografia e ressonância magnética da coluna.



Tratamento da Cifose de Scheuermann

O tratamento conservador está indicado para alguns casos, dependendo da magnitude da deformidade. Nos demais pacientes, o tratamento é cirúrgico.

Aqueles pacientes que são tratados cirurgicamente, podem obter um aumento de até 12cm de altura, dependendo da magnitude da cifose e da possibilidade de correção intra-operatória.

cifose de scheuermann

Observe este paciente com Cifose grave já com Hiperlordose compensatória. Caso não seja corrigida, o equilíbrio global da coluna é comprometido, causando danos às regiões lombar e cervical, além de deformidade estética importante no longo prazo.

cifose de scheuermann

Após a correção da Cifose, observe a melhora da linha de prumo, a redução da Hiperlordose, além da melhora nas partes estética e funcional do paciente.