Como é composta a coluna vertebral?

A parte lombar é uma estrutura complexa de ossos, músculos e outros tecidos que formam a parte posterior do tronco do corpo, desde o pescoço até a pélvis. A peça central é a coluna vertebral, que não só suporta o peso da parte superior do corpo, mas abriga e protege a medula espinhal - a estrutura do sistema nervoso delicada, que transporta sinais que controlam os movimentos do corpo e transmitem suas sensações.

Empilhados em cima uns dos outros, são mais de 30 - ossos das vértebras - que formam a coluna vertebral, também conhecida como espinha. Cada um destes ossos contém um orifício arredondado que, quando empilhados em registro com todas as outras, cria um canal que envolve a medula espinhal.

A medula espinhal desce a partir da base do cérebro e estende-se no adulto para imediatamente abaixo da caixa torácica. Pequenos nervos ("raízes") saem da medula espinhal através dos espaços entre as vértebras (os forâmes).

Este grande conjunto de raízes nervosas, que descem pelo canal medular, foi apelidado pelos primeiros anatomistas como a cauda eqüina, ou rabo de cavalo.

Os espaços entre as vértebras são mantidos por umas almofadas redondas e esponjosas de cartilagem chamadas de discos intervertebrais, que permitem flexibilidade na região lombar, e agem como amortecedores ao longo da coluna vertebral para amortecer os ossos quando o corpo se move. Faixas de tecido conhecido como ligamentos e tendões mantêm as vértebras no lugar juntamente com os músculos da coluna vertebral.

segmentos da coluna

Começando por cima, a coluna vertebral tem quatro regiões:

  • sete cervicais ou vértebras cervicais ( C1 - C7 ),
  • 12 vértebras torácicas ou parte superior das costas (T1 - T12),
  • cinco vértebras lombares ( L1 - L5) , que nós conhecemos como a parte inferior das costas e
  • o sacro e cóccix , um grupo de ossos fundidos na base da coluna .

A região lombar das costas, onde a dor mais comumente é sentida, suporta o peso da parte superior do corpo.


Voltar para a homepage.