Escoliose Degenerativa/Flat Back

Em casos avançados de espondilodiscoartrose nos segmentos lombares, principalmente os três últimos, ocorre achatamento discal importante, com listese tanto anterior e lateral, que juntos causam escoliose (curvatura anormal no plano coronal) e retificação da lordose lombar com cifose global da coluna no plano sagital, levando a perda da linha de prumo e grave perda da qualidade de vida do paciente, com dificuldade para manter-se em pé, dor lombar e radicular (dor ciática) que incapacita completamente uma vida normal.


imagem escoliose degenerativa 1

Nos dois planos, fronta e sagital, a linha de prumo deve passar pelo centro da cabeça e da bacia.


imagem escoliose degenerativa 2

Linha de prumo normal da coluna, observe que esta linha deve passar próximo da borda posterior de S1.


imagem escoliose degenerativa 3
imagem escoliose degenerativa 4

Observe este paciente com Escoliose Degenerativa com Flat/Back.

Ele apresente alteração do prumo tanto no plano sagital quanto no coronal decorrente de perda de altura discal e retificação da lordose lombar. Esta deformidade, comum em pacientes idosos, é grave e leva a perda na qualidade de vida e incapacidade funcional, por dor e fadiga muscular.


Nestes casos, a correção cirúrgica em pacientes clinicamente favoráveis deve ser levada em consideração dois aspectos, tanto a correção da deformidade quanto a descompressão dos nervos a fim de promover a recuperação funcional do paciente.

Casos como este, devemos fazer a cirurgia em várias etapas, com descompressão posterior e liberação articular e ligamentar (“posterior release”) e depois correção da curvatura por via anterior abdominal (ALIF). Só assim conseguimos corrigir corretamente este tipo de deformidade.

 

imagem escoliose degenerativa 5
imagem escoliose degenerativa 6

Neste exemplo o paciente apresenta importante deformidade no plano sagital com escoliose degenerativa compensada no plano coronal. A correção feita objetivou a correção das duas deformidades (plano sagital e coronal) e descompressão posterior.


imagem escoliose degenerativa 7

Veja que a cirurgia corrigiu a escolise e principalmente restaurou a linha de prumo sagital, que proporciona uma melhora da qualidade de vida e correção do equilíbrio global da coluna.