Cifoplastia e Vertebroplastia

Cifoplastia e Vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos, que têm como objetivo o alívio das dores, por meio da estabilização de fraturas, causadas por osteoporose ou câncer metastático.

Estes procedimentos consistem na injeção intravertebral de cimento ósseo. Uma agulha intravertebral e calibrosa é colocada lateralmente ao canal raquiano, onde é injetado o cimento ósseo ainda em forma pastosa. Este, por sua vez, dentro de 15-20 min, se consolida e estabiliza a fratura.

A alta é imediata e o alívio das dores é sentido logo que o paciente se recupera da anestesia.

A diferença entre estes métodos consiste no fato de, na Cifoplastia, ser insuflado um balão para criar uma cavidade para a injeção, sem pressão, do cimento ósseo. Já a Vertebroplastia necessita de pressão para que o cimento seja injetado, pois este irá ocupar o trabeculado ósseo.

imagem de raio-x intra-operatório com agulha locada próximo ao centro do corpo vertebral

Ao lado, imagem de raio-x intra-operatório com agulha locada próximo ao centro do corpo vertebral.

Imagem radioscópica da injeção do cimento na cavidade criada pelo balão da Vertebroplastia

Ao lado, imagem radioscópica da injeção do cimento na cavidade criada pelo balão da Vertebroplastia. Observe que o cimento ocupa apenas o corpo vertebral, sendo este método bastante seguro.

Injeção de cimento ósseo por sistema de Cifoplastia por balão Kyphon para tratamento de fratura estável de coluna vertebral
Injeção de cimento ósseo por sistema de Cifoplastia por balão Kyphon para tratamento de fratura estável de coluna vertebral.
Aspecto final da vértebra preenchida por cimento de osso
Aspecto final da vértebra preenchida por cimento de osso.
Assista ao vídeo explicativo sobre Cifoplastia.
Assista ao vídeo explicativo sobre Vertebroplastia.

Você sabe para quais casos a Rizotomia por Radiofrequência é indicada? Clique no link, e obtenha esta e outras informações.